Home » Cinema » Um guia de viagem para O Universo Expandido de Star Wars

Um guia de viagem para O Universo Expandido de Star Wars

Por: Bernardo Stamato

18 de dezembro de 2017

Há muito tempo atrás, numa galáxia muito muito distante, George Lucas criou o Universo Expandido de Star Wars, o que deu origem a jogos, livros, séries e HQs excelentes. Seja você um fã da saga ou alguém que está empolgado com os novos filmes ou até mesmo alguém que só curte sci-fi e quer jogar ou ler algo diferente, aqui estão dicas do que o Universo Expandido tem de melhor.

Jogos de Star Wars

Star Wars Rogue Leader: Rogue Squadron 2

Provavelmente o melhor jogo da Trilogia Original, Rogue Squadron II: Rogue Leader foi um sucesso explosivo quando lançado pro Nintendo 64 e ficou ainda melhor quando relançado pro GameCube. Com jogabilidade de voo e combate espacial de ponta, Rogue Squadron 2 é um clássico tanto pros jogos de Star Wars quanto pra história da Nintendo, e hoje pode ser encontrado no Steam no pacote Star Wars: Rogue Squadron 3D.

Star Wars Battlefront 2

Se você quer menos nostalgia e mais se sentir numa batalha épica, Star Wars Battlefront 2 é o seu jogo. Apesar da campanha ser curta e um tanto insatisfatória – embora tenha sido reforçada de graça com o conteúdo d’Os Últimos Jedi -, o multiplayer é tão polido quanto o capacete do Darth Vader. A estrela do show desta vez é o modo Starfighter Assault, que pega a jogabilidade de “ataque e defesa” do Walker Assault e leva o jogo pro espaço, enquanto o Galactic Assault também impressiona com batalhas de 32 jogadores. Battlefront 2 é a experiência de Star Wars mais intensa lançada até hoje e quase o melhor jogo da franquia de todos os tempos. Quase…

Star Wars: Knights of the Old Republic

KotOR é o melhor jogo de Star Wars de todos os tempos. Desenvolvido pela Bioware, o jogo se passa alguns milhares de anos antes de uma certa família Skywalker dominar a história da galáxia. Sem falar que Knights of the Old Republic introduziu um dos melhores personagens secundários da saga, HK-47, um droide assassino com uma opinião bem pessimista sobre a humanidade. Mas o mais importante é que o jogo contou uma história original e ainda assim digna do nome Star Wars – como os filmes originais, era algo novo, fresco e cheio de descobertas. É a única coisa canônica de Star Wars que redime a palavra “prequel”.

Quadrinhos de Star Wars

Star Wars: Império Despedaçado

Existe um buraco negro entre O Retorno de Jedi e O Despertar da Força, né? Império Despedaçado preenche parte desse espaço com histórias sobre personagens antigos e novos, como Han Solo, C-3PO e Poe Dameron. É uma pequena joia dentro do Universo Expandido, especialmente indicada pra quem quer compreender melhor os novos filmes.

Star Wars: Skywalker Ataca

Skywalker Ataca é uma leitura interessante. Começando após Uma Nova Esperança, Luke Skywalker, Princesa Leia, Han Solo, Chewbecca e os droides C-3PO e R2-D2 ainda são jovens rebeldes que acabaram de começar a vencer suas batalhas contra o Império. Você já sabe a conclusão dessa saga, mas isso não deixa a leitura menos épica.

Star Wars: Planeta DeAgostini

Desde que Uma Nova Esperança estreou, Star Wars já tinha suas histórias em quadrinhos. Histórias que passaram décadas longe do Brasil, mas agora o Planeta DeAgostini tem uma coleção que vai desde clássicos até lançamentos mais recentes. Isso inclui desde adaptações dos filmes até histórias da Velha República, das Guerras Clônicas e até da Academia Jedi fundada por Luke, não mais canônica. Se você for doido que nem eu, pode devorar tudo, mas se for um fã mais moderado, é só escolher quais histórias parecem mais interessantes e ler.

Séries de Star Wars

Star Wars: Guerras Clônicas

Guerras Clônicas contou algumas histórias muito boas com um estilo visual distinto que, sem dúvidas, estava em sintonia com o espírito de Star Wars – a animação foi desenhada a dedo e liderada por Gendy Tartakovsky, mestre por trás de Samurai Jack e O Laboratório de Dexter. Aprofundando a história de personagens icônicos como Yoda, Mace Windu e General Grievous, a série ainda conseguiu recuperar uma parte da magia que fez as crianças se apaixonarem pela saga, e com certeza merece seu espaço no coração dos fãs.

Star Wars: Rebels

O Império Galáctico se espalhou por inúmeros sistemas estelares e a ordem era caçar qualquer usuário da Força. É nesse contexto que Kanan Jarrus, um dos únicos jedis sobreviventes à Ordem 66, lidera um navio de carga rebelde e treina Ezra Bridger. Rebels é tudo o que um fã de Star Wars pode querer: tanto uma história nova, quanto o elo entre várias outras, trazendo personagens como Darth Maul, Saw Gerrera, Ahsoka e Thrawn. E como a série está no Netflix, é uma excelente indicação pra quem quer conhecer o Universo Expandido sem sair do sofá.

Star Wars: Droids

Ok, esse foi do fundo do baú mesmo. A série animada estrelou os nossos droides favoritos, C-3P0 – dublado pelo próprio Anthony Daniels – e R2D2. O estilo animado é tão tosco quanto você pode imaginar e o tema de abertura é, bem, incrível de uma forma totalmente anos 80 – e interpretada por Stewart Copeland do The Police -, mas, ao contrário da série dos Ewoks, pelo menos Droids parece uma série de Star Wars, preenchendo o intervalo entre Uma Nova Esperança e O Retorno de Jedi, e apresentando elementos que seriam amplamente expandidos numa série de quadrinhos com o mesmo nome.

Livros de Star Wars

Tarkin

Grand Moff Tarkin tem a distinção de ser um dos poucos vilões nos filmes Star Wars que não é um Sith. Ele chega a ser mais participativo do que o próprio Darth Vader em Uma Nova Esperança e é uma figura central em Rogue One. Em 2014, o romance Tarkin foi lançado, escrito pelo mesmo autor de Darth Plagueis. O livro mostra como Tarkin alcançou seu grau de Grand Moff, o respeito mútuo entre ele e Darth Vader e sua relação com o Imperador Palpatine, aprofundando sua personalidade e sua influência na Galáxia de Star Wars. Sobretudo, Tarkin é extremamente bem escrito, cativando sua atenção do primeiro capítulo até o último.

Sombras do Império

Em 1996, foi lançada uma história entre O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Um romance, vários quadrinhos e um jogo, todos sob o título Sombras do Império, mas também funcionando individualmente. Luke, Leia, Chewie, Lando e vários caçadores de recompensa perseguem Boba Fett antes que ele entregue Han Solo pro Jabba, cada um por diferentes motivos. Enquanto isso, Príncipe Xizor, um senhor do crime descobre que Luke é o filho de Vader e vê nisso uma oportunidade: se ele matar o Jedi, poderia enfraquecer seu rival e ganhar uma posição de poder no Império, começando uma luta de poder entre os dois vilões. Esta série também introduziu os personagens imensamente populares Dash Rendar e Xizor, ao mesmo tempo que se concentrou nos nossos personagens favoritos de Star Wars, sendo uma leitura especialmente indicada pros fãs da Trilogia Original.

Trilogia Thrawn

Há quem diga que esse é o melhor material do Universo Expandido de Star Wars. Parece que a Nova República finalmente ganhou a guerra, até que o Grande Almirante Thrawn prepara um último ataque pra retomar o Império. O que posso dizer sobre esses livros que ainda não foi dito? Eles apresentaram Thrawn, um vilão que se tornou tão popular que os fãs imploraram pra que ele voltasse ao cânone. Esta história também introduziu Mara Jade, uma agente do Império que acabou se tornando a esposa de Luke. Também é nessa trilogia em que Leia engravidou e aprendeu a usar a Força – ela teve até um sabre de luz! Sem falar nos personagens memoráveis, como Jorus C’baoth, Talon Karrde e um clone maligno de Luke Skywalker. Por décadas antes da Disney comprar a Lucasfilm, esses eram os episódios 7, 8 e 9 dos fãs.

Quer mais?

E você, o que mais gosta no Universo Expandido de Star Wars? Solta o verbo nos comentários!

E confira também os artigos Os 4 melhores fan films de Star Wars clicando aquiStar Wars VS Star Trek – Qual é Melhor? clicando aqui. Que a força esteja com você!

Autor: Bernardo Stamato

Vencedor do Concurso Cultural "Eu, Criatura" da Devir Livraria, formado em Letras, pós-graduado em Produção Textual, tradutor e escritor (https://www.wattpad.com/user/BernardoStamato). Quando dá tempo para respirar, lê e joga PS4 também.

[mashshare]

2 pensamentos em “Um guia de viagem para O Universo Expandido de Star Wars”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *