Home » Cinema » TOP 10 Filmes da Marvel

TOP 10 Filmes da Marvel

Por: Bernardo Stamato

28 de Abril de 2018

Finalmente Thanos atacou e a gente pode fazer a maluquice de comparar e qualificar todos os filmes da Marvel! Com certeza muita gente vai discordar da lista, mas é pra isso que existe a internet, pra todo mundo dar a sua opinião e trocar ideias de forma saudável.

Que fique claro que não é minha lista de filmes favoritos, teria ficado um bocado diferente se fosse meu gosto pessoal, mas eu tentei ser o mais imparcial possível aqui, então, por favor, dê sua opinião nos comentários, diga aonde eu errei, diga qual é o seu favorito, diga qual filme ficou de fora, mas deveria estar aqui, e bora curtir os filmes da Marvel porque foram 10 anos esperando o Thanos aparecer e agora vai ser um longo ano esperando Vingadores 4!

Até lá, aqui está o Top 10 Filmes da Marvel!!!

10. Homem de Ferro (2008)

O grande retorno de Robert Downey Jr e aquele filme que começou essa saga toda há dez anos! Distribuído pela Paramount – antes da Disney comprar a Marvel Studios -, este filme com certeza é bem diferente do que o Mickey faria. Estranhamente realista e distante da jornada cósmica dos Guardiões da Galáxia, ao ponto de parecer quase como o Cavaleiro das Trevas, mas com mais cores e explosões. Uma história de origem satisfatória e impressionante e a lufada de ar fresco que o gênero de super-heróis mais precisava.

9. Homem-Formiga (2015)

O Homem-Formiga é um divertido blockbuster de verão. De certa forma, é um filme solo e um recomeço pra toda a franquia, que fecha a Fase 2 com mais humor e menos sequências sombrias como Thor: O Mundo Sombrio e Capitão América: O Soldado Invernal. Homem-Formiga é um filme de heróis, mas mais focado na história familiar, no humor, no protagonista mais pateta do que bravo, ainda assim heroico como todos os outros. Paul Rudd e Michael Peña são tão incrivelmente simpáticos, embora apoiados pelo excepcional talento de Evangeline Lilly e Michael Douglas, que não tem como não reconhecer que esse filme – literalmente – minimalista é cheio de charme e a prova que os filmes de super-heróis são mais do que boas cenas de ação.

8. Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Este pode ser o maior filme do Cabeça de Teia até hoje. Rico em referências às histórias em quadrinhos, essa brincadeira no ensino médio é um dos filmes mais engraçados e charmosos da Marvel. E incluir o Tony Stark / Robert Downey Jr na mistura foi uma ideia arriscada, mas muito bem executada. Além disso, o Abutre do Michael Keaton revelado como pai da namoradinha do Peter Parker na noite do baile é uma reviravolta tão genial que que provocou aplausos espontâneos na cabine de imprensa nos States.

7. Thor: Ragnarok (2017)

É fácil dizer que Thor: Ragnarok não poderia ser mais diferente do que Thor: O Mundo Sombrio. Uma aventura épica com os vilões mais mortíferos do Thor – Hela e Surtur -, que consegue ser sombrio enquanto a vilã dizima Asgard, mas hilário quando Thor e Hulk discutem seu relacionamento. Boa parte da magia do filme está nos improvisos do diretor Taika Waititi, mas também com Mark Ruffalo, Tom Hiddleston e Cate Blanchett no elenco, garantindo atuações de ponta, além das cenas de ação e do humor.

6. Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Talvez o filme mais adulto da Marvel até o momento, Capitão América: O Soldado Invernal traz o gênero clássico dos thriller de conspiração da década de 70 pro gênero de super-heróis. Pode ser um filme mais sério da Marvel, mas certamente não é tedioso como Thor: O Mundo Sombrio – veja bem, eu sou um dos poucos que gostou do segundo filme do Thor, mas preciso reconhecer que é um dos piores da Marvel, só não perde pro Homem de Ferro 3. A ação incrível e o enredo de tirar o fôlego produziram um dos filmes mais amados da Marvel até hoje. Curiosamente, os diretores Joe e Anthony Russo disseram que ele funciona como a primeira parte da sua trilogia, seguida por Capitão América: Guerra Civil e concluída por Vingadores: Guerra Infinita.

5. Pantera Negra (2018)

Pantera Negra é outro excelente exemplo de que a Marvel pode, de novo e de novo, manter sua franquia fresca em 10 anos e 18 filmes. Cheio de ação, engraçado e com enorme significado cultural, Pantera Negra é o James Bond dos filmes da Marvel, assim como o produtor Kevin Feige e o diretor Ryan Coogler definiram. Há quem diga que é o melhor filme de super-heróis, com certeza é um dos mais significativos, mas quando o assunto é a construção do Universo Cinematográfico Marvel, tem alguns que ainda são mais fundamentais.

4. Os Vingadores (2012)

Depois de cinco filmes, a Fase 1 da Marvel terminou com o crossover definitivo, algo que nunca havia sido visto nessa escala no cinema até então. Em 2012, o filme d’Os Vingadores arrecadou mais de US $ 1,5 bilhão em todo o mundo, tornando-se a terceira maior bilheteria de todos os tempos – embora agora esteja em 5º lugar graças a Star Wars: O Despertar da Força e Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros. Mas os Vingadores ainda fazem jus à fama que tem? Certamente os fãs da Marvel costumam classificá-lo entre os melhores – ou até o melhor – da franquia. E assisti-lo hoje continua tão empolgante quanto há seis anos e a climática Batalha de Nova York ainda é uma das cenas mais épicas do cinema de todos os tempos.

3. Capitão América: Guerra Civil (2016)

A Fase 3 da Marvel começou com este espetáculo épico, servindo como uma espécie de Vingadores 2.5, só que sem Thor e Hulk – mas com Visão e Feiticeira Escarlate, o que meio que nivela. Ainda assim, Capitão América: Guerra Civil ainda é muito melhor do que Vingadores: Era de Ultron, dando continuidade à trama do Soldado Invernal, apresentando Homem-Aranha e Pantera Negra e finalmente dividindo os Vingadores – algo que o chefe da Marvel, Kevin Feige, disse que precisava acontecer pra aumentar as apostas pra Guerra Infinita dos Vingadores. Eles planejam com antecedência mesmo, né? O filme combina magistralmente ação e desenvolvimento de personagens, com uma dose do humor despreocupado da Marvel.

2. Guardiões da Galáxia (2014)

Quando os primeiros cartazes promocionais foram lançados, a mídia publicou manchetes como: “A Marvel ficou confiante demais?” Claro que, sem contexto, essa equipe de desajustados – ou Inusitada Equipe de Ataque Interplanetário de acordo com a tradução literal chinesa – parecia ser o primeiro fracasso total. Mas qual foi o resultado de tal aposta? O melhor filme da Marvel de todos os tempos – até ontem, pelo menos – e 34º lugar na enquete pública do Top 100 Melhores Filmes da revista Empire. Guardiões da Galáxia é uma adorável comédia misturada com ação, misturada com jornada interplanetária. Grandes elogios ao diretor e roteirista James Gunn por sua ópera espacial, humor malicioso e inesquecível trilha sonora dos anos 70. A maior prova de que ainda é possível arriscar e ter sucesso em Hollywood.

1. Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Sim. Chegamos aqui. Vingadores: Guerra Infinita é o melhor filme do Universo Cinematográfico Marvel. Obrigado, Marvel. Simplesmente obrigado.

Author: Bernardo Stamato

Vencedor do Concurso Cultural "Eu, Criatura" da Devir Livraria, formado em Letras, pós-graduado em Produção Textual, tradutor e escritor (https://www.wattpad.com/user/BernardoStamato). Quando dá tempo para respirar, lê e joga PS4 também.

[mashshare]