Home » Cinema » A Todo Vapor!, a mais nova websérie steampunk brasileira

A Todo Vapor!, a mais nova websérie steampunk brasileira

Por: Bernardo Stamato

24 de agosto de 2017

A série Brasiliana Steampunk é um belo exemplo de transmídia nacional. O que começou com o romance A Lição de Anatomia do Temível Doutor Louison (LeYa Brasil) logo se transformou numa coleção de audiolivro, cardgame e suplemento escolar, e agora está em plena revolução (industrial?) com a websérie A Todo Vapor!, dando sequência na jornada do autor Enéias Tavares em recriar os heróis da literatura brasileira clássica num cenário steampunk de fantasia, mistério e aventura.

Entre os ilustres protagonistas da nossa literatura, chegou a vez de Juca Pirama (do poema Indianista brasileiro escrito pelo poeta Gonçalves Dias, que será interpretado por Felipe Reis) e Maria Capitolina Santiago (a polêmica Capitu do livro Dom Casmurro de Machado de Assis, que será interpretada por Thais Barbeiro) serem reimaginados como detetives que investigam uma série de crimes mórbidos baseados nos arcanos do Tarô. Sérgio Pompeu, Bento Alves e Dr. Benigus são outros personagens clássicos envolvidos na trama que se estende por oito episódios de 10 minutos cada, tendo como palco a Vila Ferroviária de Paranapiacaba das Névoas, em São Paulo, que também hospeda a Steamcon, o maior evento brasileiro do gênero.

Além do épico autor das séries Brasiliana Steampunk e Guanabara Real, Enéias Tavares (que, de acordo com boatos, também é professor de literatura na UFSM e pesquisador do Laboratório Corpus), as mentes causadoras de A Todo Vapor! são Felipe Reis, ator e diretor que já atuou em teatro, tevê e cinema, incluindo a novela Chiquititas, o programa Nossa Língua e a primeira websérie brasileira, Conversa de Elevador, além de ser o criador do canal no YouTube Serotonina, e também Thais Barbeiro, atriz e empreendedora, vencedora de prêmios audiovisuais e teatrais, fundadora da Cia de Arte Nova e produtora dos canais #Pronto pra Cena e Atitude Afirmativa. E isso para citar apenas dois nomes de uma produção que já conta com mais de cinquenta envolvidos!

“Nossa ideia é criarmos um programa divertido, visualmente refinado e com personagens incríveis”, afirma Tavares, que assina também o roteiro do show, “personagens que representem nossas caras, cores e vozes como brasileiros. No audiovisual, ainda temos uma resistência ao fantástico, resistência prejudicial tanto para o público como também para seus criadores. Acreditamos que A Todo Vapor! responde a uma demanda grande por conteúdo fantástico. E do que já vi da energia dessa galera – tanto do elenco quanto da equipe técnica – essa websérie será épica!”

A produção de A Todo Vapor! já começou e o portal Mundo Epic hospedará uma coluna quinzenal assinada pelo próprio autor Enéias Tavares sobre o making of e as curiosidades da websérie. Além do Grupo Epic, A Todo Vapor! conta com apoio do Conselho Steampunk e da Universidade Federal de Santa Maria. Chegou a hora de calibrar as engrenagens e segurar os chapéus, pois a locomotiva já está de partida e com estreia prevista para final deste ano!

Autor: Bernardo Stamato

Vencedor do Concurso Cultural "Eu, Criatura" da Devir Livraria, formado em Letras, pós-graduado em Produção Textual, tradutor e escritor (https://www.wattpad.com/user/BernardoStamato). Quando dá tempo para respirar, lê e joga PS4 também.

[mashshare]