Home » Games » The Sims e o Desenvolvimento de Personagem

The Sims e o Desenvolvimento de Personagem

Por: Bernardo Stamato

20 de Março de 2018

Quando você escreve uma peça de não-ficção, não precisa se preocupar com o desenvolvimento do personagem do zero, mas ainda precisa ter certeza de que suas ações são intrigantes o suficiente pra manter a atenção do público. Digamos que você está escrevendo uma cena na qual você não tem certeza de como esse personagem não-fictício reagiria, o que você faz? E a escrita de ficção? Quando você está tentando contar a história de um personagem que você criou, como você descobre qual seria sua reação genuína?

Estas não são questões fáceis de responder. De fato, o desenvolvimento de personagem é um dos aspectos mais difíceis da escrita porque o sucesso ou fracasso de uma história depende disso. Felizmente, há atividades de escrita que podem ajudar, mas também existe uma narrativa digital onde todo o foco é o desenvolvimento do personagem: The Sims.

The Sims é uma franquia de jogos que já existe há quase duas décadas. Seu foco é permitir que o jogador crie e personalize um personagem e então colocá-lo numa casa, arrumar um trabalho e controlar suas ações, como comer, o que comer, quando dormir, com quem conversar, como conversar, e assim por diante. À medida que o jogo se desenvolveu com o tempo, os criadores permitiram mais aspectos que o jogador poderia personalizar. Em The Sims 3, pode-se personalizar aspectos como formato dos olhos, largura da mandíbula e comprimento das pernas. Você pode escolher sua personalidade, signo do zodíaco, cor da roupa, piercings etc. Você também pode criar solteiros ou casais, pode flertar com outros personagens, comprar um carro, se divertir com passatempos, estudar etc.

Esta franquia te dá o controle completo de todos os aspectos do desenvolvimento do personagem. Um jogador se sente no controle da vida do seu avatar ou até mesmo se sente como um governante mundial com total controle de todos os seus habitantes. Ao ter controle sobre os personagens criados, o jogador experimenta empatia e imersão e deseja que as melhores coisas aconteçam com eles, algo que pode ir além da sensação de ler um livro cujos personagens você ama.

Aqui está um exercício de escrita pra caso você esteja com bloqueio criativo com um personagem e acha que não conhece suas ações o suficiente pra contar sua história. Pegue esse personagem e pense num cenário aleatório, como ir a um fast food, fazer o cabelo, ir ao mercado etc., e tente ver como esse personagem reagiria. Faça o cenário aleatório, mas faça algo que qualquer pessoa precisa fazer apenas pra desenvolver os conceitos básicos dele. Escreva livremente por cerca de 15 ou 20 minutos e veja o que vai encontrar e o que isso diz sobre esse personagem.

Há muitas outras atividades pra desenvolver um personagem. Se quiser tentar algo novo, crie um personagem no The Sims e veja como ele se comporta nesse mundo virtual. Os jogos dessa franquia são tão expansivos, que você nunca sabe o que vai descobrir sobre seus personagens.

Este texto é uma tradução livre do artigo de Jennifer Lareau-Gee, Character Development and The Sims, publicado pelo The Writing Center da Michigan State University

Fonte: http://writing.msu.edu/character-development-and-the-sims/

Author: Bernardo Stamato

Vencedor do Concurso Cultural "Eu, Criatura" da Devir Livraria, formado em Letras, pós-graduado em Produção Textual, tradutor e escritor (https://www.wattpad.com/user/BernardoStamato). Quando dá tempo para respirar, lê e joga PS4 também.

[mashshare]