Home » Cinema » Os 5 veículos mais icônicos de Star Wars

Os 5 veículos mais icônicos de Star Wars

Por: Bernardo Stamato

19 de dezembro de 2016

Quando a gente pensa em Star Wars, o que vem primeiro em mente? Pra muitos, o sabre de luz. Pra outros, a Marcha Imperial. Mas pra uma boa parcela, Star Wars também significa os veículos futuristas mais legais da ficção, tanto espaciais quanto terrestres. Aqui estão os 5 veículos mais icônicos da franquia Star Wars.

X-Wing

X-Wings são caracterizados por suas distintas asas em formato de X na formação de ataque. Durante a Guerra Civil Galáctica, a Aliança Rebelde usou os X-Wings T-65B em várias batalhas, incluindo a Batalha de Yavin e a Batalha de Endor. Aproximadamente trinta anos mais tarde, uma variação do X-Wing, o T-70, foi usado pela Resistência, enquanto um modelo mais avançado, o T-85, foi usado pelo Nova República.

Air Speeder

Airspeeders, também chamados air speeders ou simplesmente speeders, são veículos de repulsão comuns em toda a Galáxia. O combat speeder foi um modelo desenvolvido pela Confederação de Sistemas Independentes e usado pelo General Grievous durante as Guerras Clônicas. Um dos speeders mais notórios é o T-47, um veículo de baixa altitude fabricado pela Incom Corporation. Quando a Aliança estabeleceu sua base no planeta Hoth, um contingente de speeders T-47 foi modificado como combatentes de assalto chamados snowspeeders, um veículo pra dois passageiros – um piloto e um atirador. Possuía dois canhões de laser voltados pra frente e um canhão de arpão na traseira. Durante a batalha de Hoth, estes snowspeeders usaram cabos pra derrubar os poderosos walkers imperiais.

Walker

Um Walker é um tipo de veículo com pernas, geralmente construído pra fins militares. Walkers podem conter de duas à doze pernas e foram utilizados tanto pela República Galáctica, pelo Império Galáctico, pela Aliança Rebelde quanto pela Primeira Ordem. O All Terrain Armored Transport – AT-AT – era um Walker de combate de quatro patas usado pelas forças terrestres do Império Galáctico, um dos símbolos mais famosos do poder militar do Império, ao lado do Star Destroyer e do Tie Fighter.

Speeder Bike

As Speeder Bikes, também conhecidas como jumpspeeders, são veículos de repulsão que enfatizavam a velocidade e a manobrabilidade sobre a estabilidade. Os jedis usavam o modelo Undicur-class na época da República Velha, também muito popular entre civis. Outro modelo civil era o Joben T-85, usado pelo Jedi Kanan Jarrus. Durante as Guerras Clônicas, os Speeder Bikes CK-6 foram desenvolvidos pro uso em climas frios, bem como speeders de combate projetado pelo separatista General Grievous. As Speeder Bikes imperiais nasceram do modelo BARC, usadas durante as Guerras Clônicas. As forças imperiais usaram o modelo 614-AvA até ele ser eliminado pelo 74-Z. Merei Spanjaf, uma adolescente que vivia em Lothal, era famosa por – entre outros motivos – possuir um jumpspeeder que cabia numa speeder van.

Tie Fighter

O Starfighter TIE / LN, vulgarmente conhecido como TIE Fighter, foi o starfighter mais icônico do Império Galáctico. Imediatamente reconhecíveis pelo rugido de seus motores, eles exalavam poder Imperial e prestígio através da Galáxia, sendo usados durante toda a existência política do Império, inclusive pelo Darth Vader durante a destruição da primeira Estrela da Morte.

Confira também os artigos Um guia de viagem para O Universo Expandido de Star Wars clicando aqui Star Wars VS Star Trek – Qual é Melhor? clicando aqui.

Author: Bernardo Stamato

Vencedor do Concurso Cultural "Eu, Criatura" da Devir Livraria, formado em Letras, pós-graduado em Produção Textual, tradutor e escritor (https://www.wattpad.com/user/BernardoStamato). Quando dá tempo para respirar, lê e joga PS4 também.

[mashshare]