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Psicólogos publicam livro para familiares sobre games

Por: Luiza Perazzini

2 de março de 2021

Psicólogos Lançam Livro sobre Games para Famílias Entenderem os Filhos

Psicólogos lançam livro sobre games para famílias entenderem os filhos. “O Que as Famílias Precisam Saber Sobre Games?” é o novo livro coordenado pela psicóloga Ivelise Fortim, que dá aulas nos cursos de eSports da FIA e da PUC de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa do Homo Ludens Research & Consulting e custa apenas R$ 1,99 na loja da Amazon. Clique aqui para comprar ou baixe gratuitamente no site Cartilha Games. O livro traz artigos dessas feras: Ivelise Fortim, Alessandra Borelli, Luiz Ojima Sakuda, Daniel Tornaim Spritzer, Lynn Alves, Maria Thereza de Alencar Lima, Isa de Jesus Coutinho, Véronique Donard, Rafael Gomes Karam, Vitor Breda.

Segundo Fortim, os objetivos deste livro são apresentar o universo complexo dos games; combater a desinformação com relação aos games e gamers, mostrando como os jogos podem ser usados de formas criativas; falar sobre outros usos importantes, tais como os jogos educativos; e informar sobre opções de profissionalização na área.

A publicação abordada ainda as interações online, trazendo temas como respeito entre os jogadores e segurança dos equipamentos e das pessoas. Por fim, pretende esclarecer as famílias sobre dúvidas frequentes, relacionadas a temas como dependência e violência em jogos, bem como ajudar a orientar as crianças e os adolescentes com relação às novas diversões digitais.

O texto baseia-se em: 1. Revisões bibliográficas de periódicos científicos; 2. Consulta a grupo de especialistas da indústria de desenvolvimento de jogos digitais; 3. Consulta a grupo de especialistas da área de eSports (esportes eletrônicos); 4. Consulta a especialistas em infância e adolescência; 5. Grupos focais conduzidos com mães, pais e responsáveis, bem como com crianças e jovens.

O material foi elaborado por autores dos seguintes programas e instituições: Safernet Brasil, Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas, Instituto Tecnologia e Dignidade Humana, UFBA/IHAC – Comunidades virtuais, Programa de Pós-graduação em Psicologia Universidade Católica de Pernambuco, Nethics, Centro Universitário FEI, Janus – Laboratório de Psicologia e TICs (PUC-SP), Midiativa/comkids e Orienta Profissão – Clínica de Carreira e Vocação. A revisão técnica foi realizada por profissionais dos estúdios Aiyra e Sue The Real, e também por um consultor independente sobre juventude.

Os capítulos procuram apresentar uma visão geral dos tópicos abordados, sempre baseados em artigos científicos escritos por especialistas. Ao final das seções encontram-se as recomendações práticas para lidar com crianças e adolescentes. Cada criança, cada adolescente e cada família tem constituições diferentes, e, portanto, as recomendações não pretendem ser receitas infalíveis, mas dicas que podem se adaptar a diferentes públicos e contextos.

Para manter a fluidez da leitura, as referências bibliográficas estão reunidas na parte final do livro. Esperamos que a leitura a seguir possa ajudar as famílias na mediação da relação entre as crianças e os videogames.

Sumário

1. Apresentação

2. Sobre os jogos

  • Como se joga?
  • Plataformas
  • Modos de jogo
  • Finalidades do jogo
  • Gêneros dos jogos
  • Cultura gamer: não é só jogar
  • Jogos e aprendizagens

3. Os jogadores

  • Crianças, adolescentes e jogos
  • Existe um melhor momento para deixar a criança interagir com celulares e tablets? E quanto aos jogos digitais?

4. Quanto tempo, onde e em que situações jogar

  • A importância da mediação ativa
  • O corpo e a saúde em jogo
  • Jogando demais?

5. Conteúdo dos jogos

  • As classificações indicativas
  • Classificação indicativa brasileira-ClassInd
  • Onde encontrar a classificação indicativa
  • Controles parentais
  • Ferramentas de controle
  • A questão da violência
  • Jogos podem gerar violência?
  • Conteúdos de qualidade: o olhar curador

6. Interações online

  • Socialização nos jogos online
  • Comportamento tóxico
  • Possíveis consequências de um comportamento tóxico

7. Esportes eletrônicos (eSports)

  • O que são eSports?
  • Assistindo aos jogos
  • Influenciadores

8. Segurança

  • Gastos em jogos
  • Mais segurança e menos riscos
  • Senhas e perfis
  • Encontros offline
  • Desafios perigosos

9. Quando uma brincadeira pode virar uma carreira?

  • Trabalhando com jogos
  • Desenvolvimento de jogos
  • Jogadores profissionais e a área de eSports
  • Profissão Gamer
  • Outras profissões que podem atuar na área

10. É só um joguinho?

11. Referências


Fonte: https://www.fdcomunicacao.com.br/psicologos-lancam-livro-sobre-games-para-familias-entenderem-os-filhos/

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