Home » Games » Professor constrói cidade medieval virtual para ensinar história

Professor constrói cidade medieval virtual para ensinar história

Por: Republicação

20 de abril de 2021

Professor do Abel cria uma cidade medieval virtual para ensinar história

Com a permanência do ensino remoto, os professores estão se reinventando para ministrar o conteúdo de suas matérias nas salas virtuais. João Pedro Rangel Diniz, professor de história do Colégio Abel, em Niterói, criou uma cidade feudal no jogo eletrônico Minecraft, que crianças e jovens adoram, e virou a sensação entre os alunos.

– Para tornar esse aprendizado mais interessante, eu construí uma representação histórica de um feudo medieval no jogo eletrônico. Assim, eu consegui apresentar para eles em um mundo tridimensional, como era o local onde as pessoas viviam, em um jogo que eles gostam muito. Conseguimos debater sobre vários aspectos da vida medieval, se aprofundando nas curiosidades que a turma apresentava – explica.

O que João Pedro não esperava era o sucesso da aula. Um dos estudantes gravou parte dela e postou o vídeo na plataforma TikTok. Até o momento são mais de 450 mil visualizações. “Estou achando incrível essa visibilidade! Está sendo uma possibilidade única de poder inspirar essas práticas em outros locais e divulgar o trabalho. Agora estou construindo uma polis grega para usar nas aulas”, conta professor.

O mapa da cidade medieval está disponível para download e uso de outros professores interessados. Essa não foi a primeira vez que o professor do Colégio Abel inovou na aula virtual. João Pedro é certificado pelo Kahoot!, programa que maximiza o conhecimento em plataformas digitais, qualificando e aperfeiçoando o aprendizado profissional.

– Eu aplico algumas propostas diferentes sempre que possível. Ano passado construí atividades de ficção histórica, onde os alunos criavam narrativas como se estivessem vivendo os eventos da História; no final das aulas sempre coloco QR Codes recomendando séries, jogos, filmes e vídeos que complementam a matéria; entre outros. Em 2019 fiz um Scape Room, junto com o professor Eduardo Levy, responsável pela tecnologia educacional do Colégio Abel, para ensinar Guerra Fria – disse o professor.


Fonte: https://colunadogilson.com.br/professor-abel-cria-uma-cidade-medieval-virtual-para-ensinar-historia/

[mashshare]