Home » Games » Partiu jogar 3D&T Alpha?

Partiu jogar 3D&T Alpha?

Por: Luiz Lindroth

3 de Fevereiro de 2018

Se existe algo que defendo no Dados&Contracapas é a produção nacional. Seja de RPGs, literatura, boardgames ou qualquer outra coisa, os projetos vindos das mentes brasileiras precisam ser avaliados com os mesmos parâmetros de qualquer produto de fora. Se for bom, que seja tão bem falado quanto qualquer “concorrente” internacional. Se for ruim, que sejam utilizados argumentos sem preconceito em relação à sua origem tupiniquim. E é aí que o 3D&T entra na jogada.

No meio dessa controvérsia toda, ele é RPG que sofre demais com a aversão ao nacional que algumas pessoas – infelizmente – possuem. Defensores de Tóquio é um roleplaying game publicado pela Jambô Editora com muita história no cenário “rpgístico” brasileiro. A sua edição mais famosa e jogada é a terceira, atualmente publicada sobre o nome de 3D&T Alpha. É um sistema genérico que aceita qualquer cenário, do medieval ao futurista, passando por qualquer coisa no meio que vocês possam imaginar e/ou criar. Toda a estética e as regras do sistema tem uma pegada de anime, o que não significa em momento algum que as aventuras precisem ser, necessariamente, infantis ou mais leves.

Muito simples de jogar e de aprender

3D&T é um sistema muito indicado para apresentar novos jogadores ao hobby, já que utiliza apenas dados de seis faces – o famoso d6 – e seu livro básico é tudo que você precisa para jogar feliz e alegre com seus amigos – é pode ser baixado de graça no site da própria editora.

Eu tomei como uma luta pessoal fazer as pessoas entenderem que 3D&T merece ser percebido como um sistema tão bom e válido quanto qualquer outro. Afinal, o que faz uma mesa ser divertida não são as regras do sistema, mas sim as pessoas com quem você joga. No canal existe uma série de vídeos sobre esse rpg nacional divertidíssimo onde eu explico, por partes, como o sistema funciona. O primeiro dos vídeos está linkado nessa página para que possam assistir. A partir de hoje – 03/02/2018 – também começarei a disponibilizar no canal do YouTube os episódios de uma aventura presencial que gravei com alguns parceiros e amigos do canal, assim todos poderão ver como o jogo funciona na prática.

E como o pdf do Manual 3D&T Alpha é gratuito no site da loja oficial da editora – só clicar aqui –, os interessados não precisam pagar literalmente nada para começar a jogá-lo também. Basta baixá-lo, chamar alguns amigos e se aventurar.

Um abraço a todos e os vejo no próximo texto!

[mashshare]