Home » Cinema » A ousadia premiada de Guillermo Del Toro

A ousadia premiada de Guillermo Del Toro

Por: Gabriela Coiradas

12 de Janeiro de 2018

Quando se fala em Guillermo del Toro, automaticamente já pensamos em criaturas estranhas e enredos densos e elaborados.

De Toro, o pai de títulos como HellboyO Labirinto do Fauno e Círculo de Fogo sabe exatamente como utilizar elementos fantásticos para nos deixar pensando por horas depois de ver os seus filmes. E acabamos nos apaixonando pelos seus seres tão cheios de personalidade.

Seu mais novo trabalho, A Forma da Água, é um misto de ousadia e poesia. Uma lição sobre diversidade e sociedade, é uma mistura equilibrada de agressividade e delicadeza.

O diretor conta a história de amor de Eliza e de uma criatura em cativeiro em um laboratório militar americano de uma maneira tão real que quase acreditamos nela.

A criatura humanoide, que é encontrada na América do Sul, é uma peça chave para o governo americano em plena guerra fria e o jogo de interesses e política em manter o ser vivo ou não é fundamental para formar as nossas reflexões acerca da sociedade e dos governos.

O fato de Eliza ser uma personagem muda dá o tom do que Del Toro quer dizer

Afinal, se eu sou diferente, eu também sou considerada uma aberração? E por que temos que tentar destruir o que não entendemos ou conhecemos? Eliza representa mais do que uma mulher apaixonada, representa alguém com empatia e que vê as coisas pelas lentes da igualdade.

E del Toro não economiza em cenas de impacto: a masturbação diária de Eliza e sua caracterização como alguém solitária e esmagada pela rotina; a criatura comendo um gatinho; os momentos de intimidade interespécie. Tudo muito bem construído e com os elementos na dose exata.

Este ano, a ousadia do diretor já rendeu a premiação de melhor diretor no Globo de Ouro, prêmio que antecede o Oscar e premia cinema e produções de TV. E o filme é cotado para levar a estatueta da academia.

Nós, que amamos mundos fantásticos e as criaturas de del Toro, estamos na torcida. E você? Gosta do universo de Guillermo del Toro? Conte para nós quais são os seus filmes favoritos!

[mashshare]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *