Home » Cinema » Os 4 melhores fan films de Star Wars

Os 4 melhores fan films de Star Wars

Por: Bernardo Stamato

25 de dezembro de 2016

Confesse, você ficou com o gostinho de “quero mais” depois d’O Último Jedi. Todos ficamos. Se você digitar “star wars fan film” no YouTube, encontrará incontáveis obras feitas de fã pra fã. Alguns são só lixo, outros são pérolas. Pra ajudar a ver alguns que prestam, aqui estão os 4 dos melhores fan films de Star Wars.

TIE Fighter

TIE Fighter é um dos melhores filmes fãs de Star Wars já feitos, o que é muito especial, considerando que “Star Wars” é basicamente um gênero de filme fã por si só. Ele mescla a iconografia clássica da franquia com uma arte de anime japonês da década de 80. Essa combinação pode soar estranha no início, mas no final você estará desejando que TIE Fighter tivesse uma hora ou duas de duração – talvez até três.

Rebel Scum

Quem diz que filmes fãs precisam ser sobre batalhas épicas entre personagens principais ou sequer apresentar qualquer personagem reconhecível? Rebel Scum, um filme fã de Star Wars, inclui a iconografia familiar, mas nem um único personagem famoso. A Força também não aparece. Sem Han, Luke, ou Leia. É simplesmente a história de um piloto rebelde que cai num planeta gelado e irá retornar à sua família por qualquer meio necessário. Quase nenhuma palavra é dita em todos os seus nove minutos, mas cada cena e cada ação dizem mais do que qualquer diálogo.

Troops

Se houvesse um hall da fama dos filmes fãs, Troops seria o primeiro colocado por unanimidade. Imagina uma dessas séries de policial que simulam um documentário, só que no Universo de Star Wars. É inovador ao utilizar um impressionante CGI de baixo orçamento de 1997 – óbvio que está mais do que ultrapassado, mas devemos reconhecer que foi feito por fãs há quase 20 anos. Todos os filmes fãs têm uma dívida com Troops.

Star Wars: Uncut

Casey Pugh era um fã de Star Wars como qualquer outro, até que surgiu uma ideia maluca: um remake de Uma Nova Esperança produzido pelo esforço coletivo. Ele criou um site onde os fãs poderiam reivindicar segmentos de 15 segundos do filme e fazer seus próprios filmes fãs dentro desta cena. Após o upload, outros fãs poderiam votar em seus segmentos favoritos. Milhares de pessoas participaram e, no final, todas as cenas foram colocadas juntas em um filme. Um segundo você está assistindo Han, Luke e Obi-Wan como Legos na Millennium Falcon e 15 segundos depois eles são um bando de crianças em seus quintais com sabres de luz feitos de cabos de vassoura. A cada 15 segundos você é atingido por uma tomada fresca em um filme que é um clássico do início ao fim e tudo isso formando um dos melhores filmes de fãs já feitos.

Quer mais?

Confira também os artigos Um guia de viagem para O Universo Expandido de Star Wars clicando aqui e Star Wars VS Star Trek – Qual é Melhor? clicando aqui. Que a força esteja com você!

Autor: Bernardo Stamato

Vencedor do Concurso Cultural "Eu, Criatura" da Devir Livraria, formado em Letras, pós-graduado em Produção Textual, tradutor e escritor (https://www.wattpad.com/user/BernardoStamato). Quando dá tempo para respirar, lê e joga PS4 também.

[mashshare]