Home » Finanças » Investidores e empresas responsáveis por ações da GameStop são investigados

Investidores e empresas responsáveis por ações da GameStop são investigados

Por: Luiza Perazzini

19 de fevereiro de 2021

‘Cresci fazendo compras na GameStop’, diz investidor Gatinho que Ruge no Congresso dos EUA

Loja da GameStop (Foto: Spencer Platt/Getty Images)

Diante de uma audiência virtual no Congresso americano sobre a corrida frenética às ações da rede de varejo GameStop, que fez Wall Street perder mais de US$ 1,6 bilhão, os investidores amadores e empresas responsáveis tentaram se eximir de culpa no processo.

Segundo Keith Gill, um streamer do YouTube conhecido como Roaring Kitty (Gatinho que Ruge), “eu cresci jogando videogames e fazendo compras na GameStop… Eu sabia que a empresa tinha a oportunidade de revigorar esse negócio.”

— O investimento que fiz era arriscado, mas estava confiante na minha análise e estava disposto a aceitar a perda se me provasse que estava errado – reconheceu Gill.  —  Meu timing estava longe de ser perfeito, e muitos dos contratos de opções que comprei acabaram sem valor porque o preço das ações da GameStop permaneceu deprimido por mais tempo do que eu esperava.

Mas Gill se declarou “tremendamente otimista em relação a uma potencial recuperação”.

— Fui questionado sobre por que decidi compartilhar minhas ideias de investimento nas redes sociais. Minhas habilidades de investimento atingiram um nível em que senti que compartilhá-las publicamente poderia ajudar outros  — afirmou ele, que fez questão de afirmar que “não sou um hedge fund, nem tenho clientes, sou apenas um investidor individual”.

App reconhece restrições

Já o diretor executivo do app de investimentos Robinhood, Vladimir Tenev, que catalisou vários investidores na corrida pelos papéis da GameStop, admitiu que  acabou mesmo impondo restrições à compra de ações depois de todo o frenesi.

—  Diante da volatilidade e volume sem precedentes, a Robinhood Securities impôs restrições temporárias a certos títulos para facilitar a conformidade com os requisitos de depósito da câmara de compensação, permitindo assim que continuássemos atendendo nossos clientes e cumprindo todos os regulamentos para negociação.

Tenev se desculpou pelas restrições ao ser interrogado pelos legisladores quanto à situação dos investidores e disse que a Robinhood “vai aprender com o acontecido”.

— Muitos de nossos investidores estão investindo pela primeira vez  — afirmou.

Por sua vez, Steve Huffman, fundador e diretor executivo do site Reddit, cujos usuários foram levados a apostar na GameStop, comentou que, com a corrida, “vimos o poder da comunidade … quando os investidores do WallStreetBets (dentro do Reddit) se uniram para aproveitar uma oportunidade de investimento normalmente não acessível aos investidores de varejo.”

— Nós analisamos a atividade no WallStreetBets para determinar se  bots [robôs de software], agentes estrangeiros ou outros atores mal-intencionados desempenharam um papel significativo no caso. Eles não tiveram – garantiu Huffman.  — Em todas as métricas que verificamos, a atividade no WallStreetBets estava bem dentro dos parâmetros normais, e suas ferramentas de moderação estavam funcionando conforme o esperado.

O executivo garantiu, porém, que o Reddit vai cooperar com os reguladores na investigação.”Vocês não percebem que o que aconteceu foi terrivelmente errado?”, questionou um legislador.

Robinhood encobriu parte de seu modelo

A questão é que, segundo analistas, a Robinhood encobriu o fato de que seu modelo de negócios, e a livre negociação, eram pagos com a venda de pedidos de clientes para empresas de Wall Street em um sistema conhecido como “fluxo de pagamento por pedido”.

Grandes operadoras de trading como Citadel Securities pagam ao Robinhood uma pequena taxa cada vez que compram ou vendem para seus clientes, normalmente uma fração de centavo por ação.

Essas firmas comerciais ganham dinheiro, por sua vez, embolsando a diferença, conhecida como “spread”, entre o preço de compra e venda em qualquer negociação de ações, e quanto mais negociações elas realizam, maior sua receita potencial.

Muitos outros corretores on-line contam com um sistema semelhante, mas a Robinhood negociou para coletar significativamente mais para cada negociação do que outras companhias.

E a Citadel é dona do fundo de hedge Melvin Capital, que perdeu muito dinheiro com a ascensão da GameStop. A Citadel teve que resgatar o Melvin por US$ 2,75 bilhões, segundo a imprensa americana.

À luz deste apoio financeiro significativo dado à  Melvin Capital, os legisladores  tentaram se certificar de que a Citadel não pressionou a Robinhood a suspender as ordens de compra enviadas pelos investidores amadores.

Na audiência, Kenneth Griffin, fundador e CEO da Citadel Securities, entretanto, negou qualquer culpa na história.

— Não tivemos nenhum papel na decisão de Robinhood de limitar o comércio de GameStop ou qualquer outra ação de “memes” – afirmou Griffin.  — Durante o período de frenética negociação de ações no varejo, a Citadel Securities foi o único grande formador de mercado a fornecer liquidez contínua a cada minuto de cada dia de negociação.

E Gabriel Plotkin, diretor executivo da Melvin, afirmou que a empresa “já tinha reduzido a aposta na GameStop desde a nossa criação, seis anos antes, porque acreditávamos e ainda acreditamos que seu modelo de negócios – venda de videogames novos e usados em lojas físicas – está sendo superado por downloads digitais pela internet.”

Plotkin admitiu ter visto o tuíte do dono da Tesla Elon Musk que ajudou a acelerar a corrida aos papéis da rede de varejo, mas preferiu não especular sobre seus potenciais efeitos no caso.

Para o deputado Jim Hines, no fim das contas, quem perde com tudo isso é o investidor no varejo.


Fonte: https://revistapegn.globo.com/Negocios/noticia/2021/02/cresci-fazendo-compras-na-gamestop-diz-investidor-gatinho-que-ruge-no-congresso-dos-eua.html

[mashshare]