Home » Literatura » Histórias Fantásticas do Guardião — Uma miríade de autores e lendas

Histórias Fantásticas do Guardião — Uma miríade de autores e lendas

Por: Bernardo Stamato

16 de março de 2019

Venha, senta-te próximo ao fogo, temos algumas horas de escuridão até a aurora e muitas eras a atravessar. O Guardião chegará a qualquer momento e nos trará os melhores contos para temperar a noite. Ouvi dizer que ele viaja por diversos mundos e procura pelas mais incríveis histórias de heróis, bravos viajantes e poderosos magos. Será uma insólita jornada pela Floresta Negra de Dungorn. Conheceremos o Dragão de Pelinore e o Bárbaro Fúria da Noite. Testemunharemos o misterioso Centro Cultural de Flândria e a Biblioteca Orbital dos Magos, entre muitos outros. Veja! Ele está chegando! Você está preparado para se unir ao Guardião nessa perigosa jornada?

Histórias Fantásticas do Guardião é uma antologia de contos medievalescos organizada por Paulo Ballado e ilustrada por Fabio Nunes, reunindo os talentos de Ana Lúcia Merege, Alexandre D’Assumpção, Jorge Valpaços, Hefmon Hank, Victor Aurius, Doc Mariz, Mirna Micheli Nesi, Paulo Ballado e, inclusive, Edgar Allan Poe.

Assim que você abre o livro, se surpreende com a qualidade e o esmero artístico da obra. Cada autor é apresentado em páginas coloridas e personificadas, cada conto tem uma ilustração própria e o mapa também serve de índice, indicando a localidade e página em que cada história se passa. É tudo tão caprichado que o leitor já imerge no mundo fantástico antes mesmo de começar a ler.

Ou devo dizer mundo fantásticos? As Histórias Fantásticas do Guardião poderiam se passar num mundo ou entre vários mundos, já que cada autor traz seu próprio conto e criatividade. Dessa forma, não temos um mundo elaborado, como a Terra-Média, Westeros ou Faerun, mas temos abordagens singulares de cada escritor, formando um mosaico ao mesmo tempo diversificado e harmônico.

Todos os contos são ambientados na era medieval, uns focados em espada e feitiçaria, outros cortejando com o suspense e o horror e alguns ainda atravessando a linha do cômico e satírico. Meu favorito, particularmente, foi  A Palavra e as Palavras de Elisa de Flândria, de Ana Lúcia Merege, que se dedica aos diálogos e às relações e motivações dos personagens sem precisar de uma saga épica ou monstros gigantes para cativar o leitor. Essa é a vantagem de uma coletânea com tantos talentos: cada autor pode ser distinto tanto quanto cada leitor pode experimentar cada conto com a própria interpretação.

Histórias Fantásticas do Guardião é mais do que uma coletânea de contos, é uma miríade de autores, artes e lendas, cada elemento contribuindo para a experiência do leitor. Tenho certeza que é um prato cheio para todos os tipos de aventureiros.

Author: Bernardo Stamato

Vencedor do Concurso Cultural "Eu, Criatura" da Devir Livraria, formado em Letras, pós-graduado em Produção Textual, tradutor e escritor (https://www.wattpad.com/user/BernardoStamato). Quando dá tempo para respirar, lê e joga PS4 também.

[mashshare]