Home » Campanhas » Havaianas constrói uma ilha em Fortnite

Havaianas constrói uma ilha em Fortnite

Por: Republicação

30 de abril de 2021

Os passos da Havaianas para construir uma ilha em Fortnite

A Havaianas, que possui uma série de franquias e personagens licenciados dos games, lança agora uma “Ilha de Verão” dentro de Fortnite. O projeto foi apresentado nesta quinta-feira, 29, por meio de um tour dentro d ambiente imersivo do jogo. Fernanda Romano, CMO da Alpargatas, afirma que a marca já tinha o Fortnite como propriedade relevante de licenciamento, mas que era importante ir além e se conectar com a comunidade do jogo.

A executiva pontuou, inclusive, a importância de considerar, em uma ação deste tipo, o propósito e o estilo da marca com a proposta do universo imersivo do game. “Fortnite é sobre combate e Havaianas é sobre relaxar. Por isso, é muito importante levar em consideração a melhor forma de adequar o propósito, mas dentro da proposta do jogo”, explica.

Outras marcas não endêmicas, além de Havaianas, também já realizaram ações dentro do Fortnite. A Fanta, por exemplo, já criou dois mapas para o jogo, um em 2019 e outro em 2020. Em novembro do ano passado, a Ruffles recriou o ambiente da cidade de Porto Seguro, no jogo, e propiciou uma viagem de férias virtual para o local com ativações e shows. A Cheil, em julho de 2020, desenvolveu uma inserção para a Hasbro também dentro do jogo da Epic Games.

A pedido do Update or Die, Douglas Santos, Head de Gaming da Cheil, pontua quatro passos, tendo o projeto de Havaianas como base, para orientar outras marcas interessadas em desenvolver mapas dentro dos games, desde o ponto de vista técnico e de métricas, até às ferramentas disponibilizadas pela desenvolvedora para que a marca crie seu ambiente.

Contato com a desenvolvedora e custos

“O primeiro passo do planejamento é identificar o jogo. Neste caso, Fortnite já era uma certeza. A partir daí, é importante entender o que a marca precisa resolver com essa ação. Após essa fase, começa o contato com a desenvolvedora, o início de um acordo, o mapeamento de custos e o pré-execução”

Identidade da marca no contexto do game

“A partir dessas definições começa a cocriação. Aqui, o trabalho é de branding. Nós, como brasileiros, conhecemos muito a marca Havaianas, mas existem detalhes e signos que só o próprio time trouxe. Além disso, era importante ter um posicionamento claro de como manter a identidade da marca e seu propósito dentro do jogo”

Modo criativo do game e tempo de desenvolvimento

“A Epic Games, desenvolvedora de Fortnite, se envolve desde o início do processo. Tanto na concepção dos elementos de redes sociais, junto com a marca e possuem uma ferramenta de Modo Criativo que permite o desenvolvimento do mapa. Neste estágio, o trabalho passa a ser feito dentro desta ferramenta. É também um processo de entender o que a ferramenta oferece e como a gente utiliza para tornar o projeto realidade. Geralmente, todo esse processo, até aqui, dura três meses”

Medição de resultados

“Temos algumas possibilidades. A primeira métrica é de social media. Como as conversas evoluem e o nível de interação. Fizemos, inclusive, uma estratégia de divulgação dos códigos por meio de teasers. Outras formas de medição são ativações dentro do próprio ambiente. No caso da ilha, temos um match making para que as pessoas possam ativar e se conectar com outras pessoas”


Fonte: https://www.updateordie.com/2021/04/29/os-passos-da-havaianas-para-construir-uma-ilha-em-fortnite/

[mashshare]