Home » Hqs » A originalidade das Graphic Novels da Turma da Mônica

A originalidade das Graphic Novels da Turma da Mônica

Por: Heloisa Castro

1 de março de 2018

As Graphic Novels da Turma da Mônica são um verdadeiro presente, tanto para os fãs dos personagens, quanto para os de histórias em quadrinhos no geral. O projeto é uma bela homenagem a Maurício de Sousa – criador da Turma da Mônica -, ao mesmo tempo em que apresenta ao grande público talentos das novas gerações de ilustradores e quadrinistas brasileiros.

Quando a primeira Graphic Novel da Turma da Mônica foi lançada em 2012, confesso ter duvidado da qualidade e da relevância do selo Graphic MSP. Talvez eu tivesse medo de ver meus personagens favoritos da infância em outros estilos e traços. Ou mesmo tenha ficado receosa em ver algo tão cheio de significado para mim sendo reescrito por outras pessoas.

Fiz de tudo para não ter contato com aquela primeira publicação. Porém – e Graças a Deus- foi impossível não notar Astronauta – Magnetar. A capa era a mais linda que eu já tinha visto com um personagem da Turma da Mônica. O próprio Astronauta estava de uma forma a qual nunca imaginei, mas que fez todo sentido para mim imediatamente. Fui conquistada pelas ilustrações e decidi levar para casa aquela edição belíssima em capa dura.

Depois de terminar Astronauta – Magnetar, tive a sensação de ver minha infância passando pelos meus olhos. Agora eu enxergava o mundo de forma diferente e meus personagens favoritos tomarem a mesma direção era algo necessário. Pronto. Eu já estava ansiosa pelo que viria nas próximas publicações.

Não resenharei cada uma delas aqui para não cansar você. Mas é preciso dizer que eu chorei, sorri e me emocionei em todas as edições das Graphic MSP lançadas até hoje. Acredito que aquele medo inicial foi na verdade o ingrediente para a originalidade e o sucesso do selo: a visão do fã. Sim, porque todos os quadrinistas e autores que já participaram do projeto são brasileiros e fãs de Mauricio de Sousa. Cada um de nós imagina e fantasia seus personagens favoritos de um jeito, cria suas próprias histórias para eles. A curadoria das Graphic Novels da Turma da Mônica apenas selecionou e deu vida a algumas dessas criações.

As Graphic MSP são ainda uma vitrine para que o público conheça as novas gerações de quadrinistas e ilustradores brasileiros. Ao todo, 24 artistas já publicaram e/ou foram anunciados pelo selo Graphic MSP.

As edições – tanto as de capa dura quanto as de capa de cartão – são simplesmente impecáveis. Desde as histórias e ilustrações, até a impressão e o acabamento, tudo é feito para que os fãs da Turma da Mônica fiquem encantados. Sim, dá vontade de colecionar. E provavelmente essa é uma coleção que você tem condições de fazer. Isso porque são lançados apenas 2 a 4 títulos por ano. O valor é mais elevado do que os dos gibis tradicionais e mangás da Turma da Mônica Jovem. Contudo, o espaçamento entre as publicações ajuda a não falir os fãs. Mas não se assuste: as Graphic Novels da Turma da Mônica não custam caro. Os preços vão de R$15,00 (edições mais antigas e com capa de cartão) a R$30,00 (edições mais recentes e com capa dura).

Dos 17 títulos publicados até agora, três sequências e duas graphic novels mexeram mais com o meu coração: a sequência Turma da Mônica, composta por Laços, Lições e Lembrançasa sequência Astronauta, composta por Magnetar, Singularidade e Assimetria; a sequência Bidu, composta por Caminhos e Juntos; e as graphic novels Louco – Fuga e Chico Bento – ArvoradaForam leituras repletas de significados, lembranças, mensagens e situações tão reais que foi impossível conter as lágrimas. Sofri junto com os personagens, vibrei por eles, fiquei emocionada com suas decisões e reflexões. Foi intenso e lindo.

Não conhece as Graphic Novels da Turma da Mônica ou perdeu alguma edição? Confira a lista de publicações e do que está por vir:

Edições Publicadas:

Astronauta – Magnetar 2012 Danilo Beyruth e Cris Peter Sucedido por Singularidade e Assimetria
Turma da Mônica – Laços 2013 Lu Cafaggi e Vitor Cafaggi Sucedido por Lições e por Lembranças
Chico Bento – Pavor Espaciar 2013 Gustavo Duarte
Piteco – Ingá 2013 Shiko
Bidu – Caminhos 2014 Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho Sucedido por Juntos
Astronauta – Singularidade 2014 Danilo Beyruth e Cris Peter Sequência de Magnetar, sucedido por Assimetria
Penadinho – Vida 2015 Paulo Crumbim e Cristina Eiko
Turma da Mônica – Lições 2015 Lu Cafaggi e Vitor Cafaggi Sequência de Laços, sucedido por Lembranças
Turma da Mata – Muralha 2015 Artur Fujita, Davi Calil e Roger Cruz
Louco – Fuga 2015 Rogério Coelho
Papa-Capim – Noite Branca 2016 Marcela Godoy e Renato Guedes
Mônica – Força 2016 Bianca Pinheiro
Bidu – Juntos 2016 Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho Sequência de Caminhos
Astronauta – Assimetria 2016 Danilo Beyruth e Cris Peter Sequência de Singularidade
Chico Bento – Arvorada 2017 Orlandeli
Capitão Feio – Identidade 2017 Magno Costa e Marcelo Costa
Turma da Mônica – Lembranças 2017 Lu Cafaggi e Vitor Cafaggi Sequência de Lições

Próximas edições:

Jeremias – Pele 2018  Rafael Calça e Jefferson Costa
Cebolinha  Gustavo Borges
Horácio  Fabio Coala
Astronauta – IV 2018 Danilo Beyruth e Cris Peter Sequência de Assimetria

E você? Já leu alguma Graphic MSP? Conta para mim aqui nos comentários qual a sua favorita.

Author: Heloisa Castro

Também conhecida como Diana Organa Granger. Concebida para ser a nerd da família, louca por livros, que se infiltra em salas de cinema e viaja entre mundos. Amante da culinária por necessidade e incapaz de escolher apenas um universo fantástico para amar. Conta uns causos da vida aqui: https://goo.gl/UjVcMf

[mashshare]