Home » Cinema » Dicas de filmes e séries e para quem adorou Stranger Things

Dicas de filmes e séries e para quem adorou Stranger Things

Por: Bernardo Stamato

10 de novembro de 2017

Stranger Things é bom demais! Mas e agora? Agora é hora de procurar mais filmes e séries! Aqui estão as 10 principais dicas pra quem gostou de Bagulhos Sinistros! O foco são filmes e séries pra quem gostou da estética, da temática e da história da obra-prima do Netflix.

Conta Comigo

“Stand by Me” foi adaptado de um livro do Stephen King intitulado O Corpo e, se você entende de Stranger Things, então sabe que os Irmãos Duffer são fãs do “rei”. Conta Comigo narra a história de quatro meninos que partem numa aventura pra encontrar o corpo de uma criança desaparecida. O tema principal é a camaradagem da garotada misturada com as situações relativamente adultas em que eles se encontram. Como Stranger Things, é uma história de amizade e aventura, mesmo num contexto sombrio.

Destino Especial

Tanto quanto Stephen King, Steven Spielberg foi uma influência pesada pra Stranger Things – e para Destino Especial. “Midnight Special” não foi dirigido pelo Sr. Spielberg – esse crédito vai pro Jeff Nichols -, mas é um filme assumidamente inspirado no renomado diretor, com narrativa e estética extremamente semelhantes. A história se centra em uma criança com poderes inexplicáveis ​​que é perseguida pelo governo e por um culto. Os paralelos com a história da Onze são óbvios e o filme contém muitos momentos maravilhosos e emocionantes graças ao poder da criança. É tipo Spielberg pra nova geração.

The OA

The OA recebeu críticas mistas, mas com certeza agrada aos fãs de Bagulhos Sinistros. A história segue uma mulher cega que recuperou a visão ao retornar pra casa depois de passar sete anos desaparecida. As comparações com Stranger Things são várias, ambos são exibidos no Netflix, misturam fantasia, ficção científica e sobrenatural e têm uma protagonista misteriosa. Se você gosta de mistérios, The OA é uma aposta certa.

Poltergeist

Se você não viu Poltergeist, não experimentou o horror em seu melhor. O filme é sobre uma família cuja filha é sequestrada e levada pra outra dimensão por fantasmas. A trama vem do próprio Steven Spielberg, que apresenta o seu auge através de uma família tranquila enfrentando o sobrenatural. Apesar de Stranger Things não se arriscar tanto no horror, ainda reflete o filme de várias formas, incluindo o cenário suburbano e a existência de outra dimensão a partir da qual alguém deve ser resgatado.

It – Uma Obra-prima do Medo

Tanto a minissérie quanto o filme de 2017 são adaptações do romance clássico de Stephen King e você já deve ter notado que Stranger Things é basicamente um filme de Spielberg misturado com uma história de Stephen King. It segue temas semelhantes a Conta Comigo e Bagulhos Sinistros, como amizade de infância, amadurecimento, aventura e uma entidade extraplanar assassina. Embora a versão clássica seja um pouco datada, It com certeza merece sua atenção, se você quer mais nostalgia juvenil misturada com horror genuíno.

Wayward Pines

Que tal um agente do Serviço Secreto investigando desaparecimentos numa cidade estranha? É assustador e misterioso e a primeira temporada já oferece uma conclusão satisfatória – a segunda nem tanto. Os Irmãos Duffer escreveram pra essa série durante a primeira temporada, a propósito. E tanto quanto Stranger Things, Wayward Pine tem cenas misteriosas em uma cidade pitoresca. Foi como um preparatório pra eles antes de Bagulhos Sinistros.

Arquivo X

Apesar de alguns efeitos especiais que não envelheceram bem, “The X-Files” preparou terreno pras séries de tevê com temática sobrenatural e definitivamente vale a pena assistir! A história foca em dois agentes do FBI que investigam fenômenos sobrenaturais e inexplicáveis, apropriadamente chamados de “arquivos x”. Esta série tem tudo o que faz Stranger Things tão viciante, incluindo acontecimentos misteriosos, monstros, grupos governamentais sombrios, conspirações e encobrimentos. Em suma, se você gostou do aspecto de ficção científica de Bagulhos Sinistros, então Arquivo X é uma série essencial.

Super 8

Super 8 é um filme moderno escrito e dirigido pelo mestre da ficção científica J.J. Abrams e que se inspira muito em Spielberg. O filme segue um grupo de crianças que estão filmando um filme quando um monstro surge em sua pequena cidade suburbana. O filme tem tudo de bom de um Spielberg ou Stranger Things, incluindo a atuação das crianças, imagens criativas e elementos de nostalgia. Na verdade, você poderia dizer que Super 8 era Stranger Things antes de Stranger Things, tentando capturar a mágica de Spielberg pra nova geração.

Os Goonies

Isso mesmo, mais um clássico do Spielberg. “The Goonies” segue um grupo de crianças que encontram um mapa antigo e partem numa aventura pra encontrar o tesouro de um pirata do século XVII. Se você gosta de filmes clássicos que se passam durante as férias de verão, esse daqui é nostalgia pesada. Infância, aventura, amizade, família e amadurecimento, tudo de uma forma emocionante e nostálgica. Só o que a década de 80 teve de melhor.

E.T. – O Extraterrestre

Todos os temas mencionados chegam à tona com ET, que é quase um Stranger Things versão filme. ET se concentra num grupo de crianças que encontra e faz amizade com um alienígena, semelhante a Mike e seus amigos encontrando e fazendo amizade com a Onze. Ele também usa os mesmos temas, como aventura numa cidade pequena, uma misteriosa agência governamental, os anos 80 e guardar segredos dos pais. Até cenas como a Onze arremessando a camionete ou se fantasiando de fantasma são homenagens diretas ao filme. De fato, Stranger Things é basicamente E.T. em oito horas, apenas com um humano em vez de um alienígena – e com o Demogorgon e Thessalhydra.

E você, tem alguma sugestão pra quem gostou de Stranger Things? Solta o verbo nos comentários!

Autor: Bernardo Stamato

Vencedor do Concurso Cultural “Eu, Criatura” da Devir Livraria, formado em Letras, pós-graduado em Produção Textual, tradutor e escritor (https://www.wattpad.com/user/BernardoStamato). Quando dá tempo para respirar, lê e joga PS4 também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *