Home » Séries » (Des)encanto: Guia para a Terra dos Sonhos e sua Mitologia

(Des)encanto: Guia para a Terra dos Sonhos e sua Mitologia

Por: Bernardo Stamato

22 de agosto de 2018

(Des)encanto, a nova série na Netflix de Matt Groening – criador de Os Simpsons e Futurama -, se passa no mundo de fantasia chamado Terra dos Sonhos. Os heróis – se é que podemos chamá-los assim – é o improvável trio Princesa Bean, seu demônio de estimação Luci e o nada alegre Elfo. Juntos, eles desbravam florestas hostis, pântanos escuros e vulcões ferventes, encontrando todo tipo de criaturas estranhas ao longo do caminho.

Tanto quanto Springfield dos Simpson é uma destilação de qualquer cidade americana de médio porte e o ano 3000 de Futurama coleta referências de todos os cantos da ficção científica, o mundo de (Des)encanto carrega as influências de muitas outras histórias de fantasia pra criar seu próprio reino, debochando de Game of Thrones, O Senhor dos Anéis e vários outros

Com dez episódios, cada um levando os espectadores para uma canto diferente, não falta bizarrices hilárias pra ameaçar a vida do trio. Aqui está um guia de viagem para (Des)encanto.

A propósito, alguns spoilers de leve à frente.

Terra dos Sonhos

O reino oniricamente nomeado de Terra dos Sonhos é a principal localidade no (Des)encanto. A gente vê uma única capital cheia de tavernas, lojas e guildas, mas o poder real da Terra dos Sonhos parece se estender pras terras ao redor. É uma das maiores nações do mundo e a maioria dos locais na série está sob seu domínio.

A Terra dos Sonhos é governada pelo rei Zog, com seu primeiro-ministro / conselheiro Ovaldo fazendo boa parte do seu trabalho. O príncipe Derek é o próximo da fila, substituindo a Princes Bean na linha de sucessão. Zog sabe arranjar casamentos lucrativos, sendo sua segunda esposa, Oona, uma jogada pra acabar com uma guerra de quinhentos anos com Dankmire. Seu nova jogada é a tentativa de casar sua filha Bean com o herdeiro de Bentwood.

O nível cultural da Terra dos Sonhos é muito semelhante à Bretanha da Idade das Trevas, com uma monarquia, excesso de superstição, religião opressora e surtos de peste. A cidade tem uma Bênção da Colheita anual onde as pessoas dão presentes ao rei Zog e, à noite, queimam um boneco gigante dele.

Embora Zog seja o Rei da Terra dos Sonhos, ele se depara com seus conselheiros: Ovaldo e Bruxério. Esta dupla é a mão esquerda e direita do rei, entretanto eles mantém uma sociedade secreta pelas suas costas. Sempre que Zog se ausenta, eles fazem uma reunião com mantos escuros e bacanal – onde supostamente tomam grandes decisões pro reino também.

Locais interessantes da Terra dos Sonhos

Cetro Voador: Taverna favorita da Bean. Tem esse nome porque o rei arremessa cetros pela sacada da torre quando está furioso – se ele mira na taverna ou não, é um mistério.

Spa Fontes que Correm (as sanguessugas mais sedentas): Um spa que oferece relaxamento através de estresse.

Nossa Senhora da Castidade Ilimitada (puritanas ao vivo): Um convento feito pra disciplinar meninas problemáticas – e onde é proibido fazer ruídos nas refeições.

Cova da Peste: Um poço na Terra dos Sonhos para depositar – e perpetuar – as vítimas da peste.

Antro das Maravilhas: Um clube noturno do Bairro da Luz Negra na Terra dos Sonhos, conhecido por oferecer entorpecentes.

Retiro do Mestre dos Enxágues: Fica na Floresta Encantada, onde um idoso lava a roupa dos clientes. Por alguma razão, ele é comumente confundido com um mestre dos desejos.

Outros reinos e localidades

Floresta Encantada

A floresta encantada do lado de fora da capital da Terra dos Sonhos se chama literalmente Floresta Encantada e é o lugar certo pra qualquer acontecimento assustador. Os habitantes da Floresta Encantada vão desde fazendeiros sem nome, os irmãos canibais João e Maria, até antílopes racistas.

Floresta dos Elfos

Terra natal do Elfo, a Floresta dos Elfos é uma paródia à terra dos Smurfs, eternamente – e irritantemente – alegre e magicamente escondida na Floresta Encantada. Os elfos passam seus dias empacotando chocolate e fazendo outros trabalhos fofos, cada um cumprindo seu papel dentro da sociedade, por mais ridículo que seja. Elfos infelizes são sentenciados à morte.

Bentwood

Outra terra real, Bentwood é um aliado da Terra dos Sonhos, governado por Lorenzo I. Ele é casado com sua irmã, Bonnie, algo aparentemente natural pra eles. Zog planejavam casar sua filha Bean com um dos seus filhos, criando a união mais forte da Terra dos Sonhos.

Dankmire

Terra natal da Rainha Oona, Dankmire é um pântano que abriga uma série de anfíbios humanoides azuis. A nobreza usa protocolos rígidos, enquanto os plebeus na periferia são caipiras estereotipados. Dankmire estava em uma guerra de quinhentos anos com a Terra dos Sonhos, até que Zog se casou com Oona.

Maru

Semelhante a Qarth de Game of Thrones, este local misterioso do outro lado do mar e presumivelmente distante no Oriente é o lar de um povo com uma economia baseada em ratos, liderada pelo Imperador Cloyd. Eles já estiveram em guerra com Cremorrah, mas mataram a população da cidade usando veneno. Mais recentemente, eles enviaram Luci, o demônio, pra corromper Bean e presumivelmente desestabilizar o reino, embora o porquê e o que isso significa pra Terra dos Sonhos ainda seja um mistério.

A Cidade Perdida de Cremorrah

Agora um deserto escaldante do outro lado do mar da Terra dos Sonhos, Cremorrah já foi um reino de grandes riquezas – e economia baseada em cobras -, até que Maru envenenou todos seus cidadãos. O maior artefato de Cremorrah era o frasco do Elixir da Imortalidade.

A Pátria Viking

Este reino tem estilo nórdico e é o lar de vikings tradicionais que tentam usurpar o trono.

Ilha das Sereias

Lar de sereias sedutoras.

Ilha das Morsas

Lar de morsas sedutoras.

Monte do Buraco Quente

Um vulcão com magma poderoso o suficiente pra matar demônios.

Caverna da Armadilha Única (de duas partes)

Caverna perdida em uma terra muito distante, lar de um antigo sábio ermitão.

Montanhas Intransponíveis

Uma série de montanhas que escondem várias criaturas, incluindo aranhas e gigantes.

Beira do Mundo (lar do grito que emudece)

Não se sabe ao certo se é apenas um desfiladeiro colossal ou se os terraplanistas têm alguma razão (ao menos dentro dessa série). Pessoas vêm aqui para arremessar objetos que não querem mais ou para comprar algo na barraquinha de lembranças.

 

Author: Bernardo Stamato

Vencedor do Concurso Cultural "Eu, Criatura" da Devir Livraria, formado em Letras, pós-graduado em Produção Textual, tradutor e escritor (https://www.wattpad.com/user/BernardoStamato). Quando dá tempo para respirar, lê e joga PS4 também.

[mashshare]