Home » Games » Clash Royale: Da diversão ao e-Sport.

Clash Royale: Da diversão ao e-Sport.

Por: Reev

22 de novembro de 2018

Clash Royale – a diversão de alguns virou profissão para outros.

Que legal começar aqui com um jogo tão familiar pra mim. Vocês não me conhecem ainda, mas nós vamos conversar bastante sobre games semanalmente. Falar sobre Clash Royale logo no nosso primeiro encontro certamente é um prazer.

Podem me chamar de Reev. É assim que me chamam nos jogos online. Vamos ter tempo para nos conhecer melhor, mas hoje vamos conversar sobre esse game tão divertido e de sucesso, que foi lançado mundialmente em 2 de março de 2016. Vem comigo!

Overlay do jogo, visão do jogador da tela do celular

Eu estava ansioso na data de lançamento. A Supercell , desenvolvedora do jogo, já havia feito uma grande divulgação. Aliás, naquela época o jogo mais em alta ainda era Clash of Clans, desenvolvido pela mesma empresa e que fazia parte do mesmo universo do game que estava por vir – e claro que eu já o jogava, inegavelmente gastando muitas horas por dia montando minha vila.

Baseado em um tipo de  jogo muito popular, mais conhecido como card game, e que tinha sua base de players focada no jogo Hearthstone, da desenvolvedora Blizzard,o jogo traria uma temática diferente, cartunesca e inovadora. Mesmo assim, todos achavam que a Supercell faria apenas mais uma cópia mal acabada de um gênero dominado por Hearthstone.

Uma franquia de sucesso

arte produzida pela Supercell

Entretanto, quem jogou ou joga Clash Royale sabe como o universo próprio criado tornou aquele card game diferente de todos. Era incrível como Clash Royale batia todos os Records de seu antecessor em pouco tempo. Foi um sucesso. As pessoas passavam horas jogando e criando seus decks – conjunto de cartas que o player achava ideal para vencer seus duelos.

Como não estamos aqui apenas para elogiar, o grande problema dos jogos da Supercell era o conhecido Pay to Win. Os jogadores que investiam seu dinheiro no game teriam cards mais fortes e melhores em um período mais curto. Ou seja, pessoas que não escolhiam seguir por esse caminho demoravam mais para alcançar os mesmos objetivos.

Os jogadores aprendiam e progrediam de maneira tão rápida que sempre estavam no limite do que o jogo oferecia. Contudo, a desenvolvedora lançava atualizações e novos progressos para manter seu público ainda mais entretido e envolvido com o game.

O início no e-Sport

Jason, primeiro campeão de Clash Royale

Apesar de todo o sucesso, a Supercell queria mais. Afinal, mesmo com tantos records, o objetivo era ser o maior game mobile também nos e-Sports.  Com isso, a desenvolvedora começou a trilhar seus primeiros passos rumo à meta.

Em seu primeiro torneio, realizado na Finlândia – país onde a empresa foi fundada – , que reuniu 200 jogadores, Clash Royale teve seu primeiro campeão oficial: Jason, além de ser o vencedor do torneio, ainda recebeu como premiação 10 mil euros.

O primeiro mundial e os records em 2017

sergio ramos, mexicano, primeiro campeão mundial de clash royale

Em 2017, Clash Royale foi reconhecido como e-Sport mobile mais assistido e teve seu ápice de visualizações no primeiro Mundial. O mexicano conhecido como SergioRamos saiu vencedor do Crown Championship, com apenas 16 anos! E sobretudo levando para casa uma bagatela de 150 mil dólares.

Era inegável o crescimento do jogo. A empresa investia muito em marketing, utilizando-se até mesmo da televisão para divulgar arduamente seu novo xodó. Foi quando, em 2018, a Supercell anunciou sua grande promessa de sucesso no e-Sport: A Clash Royale League.

Clash Royale League, a grande final!

clash royale league primeira liga profissinal criada.

Surpreendentemente, a Supercell ainda tinha uma carta na manga. Sua primeira liga oficial foi criada, onde times espalhados pelo mundo disputariam, separados por regiões, 6 vagas para a grande final. Em um anúncio no dia 2 de outubro de 2018, através de um vídeo em seu canal oficial, eles mostraram que vão com tudo para bater ainda mais records. A final de Clahs Royale League será no dia primeiro de Dezembro, em Tokyo.

A equipe vencedora da liga LATAM foi a Vivo Keyd. Apesar de ser brasileira, a equipe conta com jogadores de outras nacionalidades latinas, tendo como o único brasileiro o mental coach da equipe.

Seleção brasileira e grandes Pro players

brasil campeão mundial de seleções clash royale

Em 2018, o Brasil se tornou bicampeão da CRNationsCup, o torneio mais importante entre seleções do game. Tiraram onda, né? Além desses dois torneios por seleções, o Brasil tem diversos jogadores profissionais de alto nível. Este ano, alguns deles bateram na trave para ir ao mundial de equipes. Quem sabe numa próxima, não é?

Você pode estar se perguntado: Mas Reev, onde estão as meninas nesse jogo? Meus amigos, elas estão por toda parte. Este ano nós temos a Seleção Feminina de CR, formada pelas melhores players que temos no nosso país, que prometem muito num futuro não muito distante.

Você pode encontrar mais informações sobre os principais players do cenário pelo twitter das seleções @SelBrasilCR e @SelFBrasilCR.

Oportunidades para novos players e Reality show

Se você é um player assíduo de Clash Royale e chegou até aqui, eu tenho uma notícia muito legal! Estão abertas as inscrições para dois grandes eventos que podem te tornar o mais novo Pro Player de CR do Brasil.

campeonato aberto da red bull para novos players

Red Bull M.E.O by ESL é o primeiro deles!

A primeira fase está sendo realizada online e o Brasil terá direito a uma vaga. O torneio já começou e 4 finalistas já estão esperando o momento da disputa final. Porém, eu tenho uma boa notícia pra você que chegou agora. Ainda dá tempo de ser um dos 8 finalistas, pois a próxima seletiva será dia 24/11. Aliás, se inscrever é bem fácil. Basta clicar aqui no Link, fazer seu cadastro e entrar no dia do jogo. Mais 4 finalistas serão coroados nesta semana e no dia 1 de dezembro será a grande final. O mais legal de tudo? A final será em Janeiro de 2019 na Alemanha. Vai encarar?

Por fim e não menos importante, teremos um Reality Show da modalidade!

Isso mesmo!  Enquanto nós achamos que o e-Sport já chegou em seu ápice, a modalidade continua a nos surpreender. Assim como no League of Legends, onde a Gillette está realizando um Reality com players do game, o Clash Royale não vai ficar pra trás, tendo firmado uma parceria com a Tilibra (marca de papelaria e material escolar) e a equipe da Pain Gaming. As inscrições estão abertas. Serão 3 ganhadores de 12 participantes com chance de integrar até mesmo a própria equipe da Pain. Além disso tudo, o reality será transmitido pela ESPN, então se você está afim, clique no Link pra se inscrever!

Vamos conversar?

E aí rapaziada, o que acharam do cenário de Clash Royale desde seu lançamento? O que tem de mais legal?

Eu, com certeza, vou fazer o download e relembrar um pouco mais desse game mobile maravilhoso. E você, vem comigo? Manda aí nos comentários!

Se quiser me achar e trocar uma ideia, o melhor lugar é na twich. É lá onde estou sempre jogando e conversando ao vivo com a galera!

Author: Reev

Streamer em tempo integral, biólogo de formação, cursando pós em Marketing Digital. Adoro games, principalmente os do gênero MOBA. Estou ao vivo todos os dias em Twitch.tv/oreev

[mashshare]