Home » Cinema » 5 melhores filmes que inspiraram Hollywood

5 melhores filmes que inspiraram Hollywood

Por: Gabriela Coiradas

20 de setembro de 2018

20Há algum tempo, estamos em uma leva “fraca” de Hollywood quando se fala em criatividade e roteiro original na produção de filmes. O que pouco se sabe é que muitas vezes o cinema norte-americano bebe de fontes estrangeiras. Será que você conhece os filmes que originaram estes grandes sucessos hollywoodianos? Vamos lá!

1. Os homens que não amavam as mulheres

O grande sucesso baseado na obra de Stieg Larsson, com Daniel Craig e Rooney Mara, teve sua primeira versão rodada na Suécia, com o título Män som hatar kvinnor.

Mesmo a versão americana tendo mãos escandinavas envolvidas, alguns fãs da obra defendem que o filme sueco foi mais bem adaptado dos livros.

2. Cidade dos Anjos

O celebrado filme com Nicolas Cage e Nicole Kiedman surgiu dez anos depois que a sua versão original, Asas do Desejo (Wings of desire), do diretor alemão Wim Wanders.

A película alemã foi filmada tanto em preto e branco como colorida, para ilustrar a visão diferenciada que os anjos tinham do mundo dos humanos.

É um grande clássico do cinema europeu, inspirado nas leituras de poesia do diretor.

3. O Chamado

Quando Hollywood descobriu que o terror japonês tinha uma qualidade enorme, não tardaram a surgir as versões americanas de filmes que inovaram o gênero lá no Japão.

O Chamado é a mais bem-sucedida destas versões americanas. Transformando Sadako em Samara, o cinema americano deixou o mundo inteiro com medo dos próprios telefones e dos próximos sete dias que viriam.

Veja no trailer de Ringu como a atmosfera dos filmes de terror japoneses é muito mais densa do que estamos acostumados!

4. Quarentena

O filme inspirou-se em um dos maiores sucessos do cinema espanhol até hoje, REC.

Mesmo com poucas alterações no enredo principal, a filmagem americana é visivelmente mais fraca e menos angustiante do que a espanhola.

O trunfo da versão espanhola é não deixar o espectador saber do que se trata a infecção no prédio: se é uma doença, zumbis, demônios… Isso se perdeu bastante na versão dos EUA.

5. Vanilla Sky

Novamente bebendo de fonte espanhola, Vanilla Sky traz algo diferente em relação a outras refilmagens: Penélope Cruz, que interpretou a personagem principal, Sofia, em Abre los ojos, volta para fazer par com Tom Cruise.

Nem precisamos falar o quanto deu certo, né?

O filme original deixava a ficção científica e a tecnologia menos evidentes na trama, mas isso não deixa a obra menos bem produzida que a versão americana.

Como pudemos ver, Hollywood aposta bastante em refilmagens de outros países. Você sabia que esses filmes eram originalmente estrangeiros? Conhece mais alguma refilmagem de sucesso ou gostaria de ver algum remake nas telonas americanas? Conta pra gente nos comentários!

[mashshare]