Home » Hqs » 12 Dimensões Alternativas Mais Iradas dos Quadrinhos

12 Dimensões Alternativas Mais Iradas dos Quadrinhos

Por: Bernardo Stamato

8 de novembro de 2018

Não faltam dimensões alternativas na cultura pop. Essa temática já foi explorada em filmes como Inception e Matrix, séries animadas como Caverna do Dragão e Rick and Morty, jogos como Final Fantasy e BioShock, e em quadrinhos, é claro.

Você já deve ter visto alguma coisa nos filmes do Homem-Formiga e Doutor Estranho, mas provavelmente vai ver muito mais a partir de Vingadores 4, então decidi apresentar algumas das melhores dimensões alternativas dos quadrinhos.

Menção Honrosa: Dimensão Espelhada


Como a Dimensão Espelhada é exclusiva do Universo Cinematográfico, fica como menção honrosa. Ela é uma dimensão paralela que espelha o plano de existência da Terra, completa com o mesmo ambiente e habitantes. Ela pode ser acessada através de magia e remodelada sem afetar nosso mundo, o que faz dela um campo de treinamento e de batalha comum pra magos – ou até uma prisão pra quem for abandonado nela.

Além disso, a Dimensão Espelhada pode ser usada em combate por um feiticeiro que manifesta um portal pra absorver ataques – que pode inclusive criar dois portais e redirecionar o ataque contra o próprio adversário. Infelizmente tal método parece ser incapaz de prender aqueles com controle sobre a realidade e pode até ser destruída com poder suficiente, pois Thanos usou a Pedra da Realidade pra evitar de ser preso e depois usou a Pedra do Poder pra esmagar o portal.

Ao que tudo indica, aqueles que usam o poder extradimensional da Dimensão Negra ficam mais poderosos na Dimensão Espelhada. Uma curiosidade final: a Dimensão Espelhada foi inspirada nas obras do pintor matemático M.C. Escher e o conceito fractal.

Dimensão Negra

Tanto a Marvel quanto a DC têm muitas dimensões inspiradas em conceitos teológicos do mundo real, como Paraíso, Olimpo e Asgard. Mas elas também têm dimensões sinistras e desagradáveis, semelhantes ao inferno. A Dimensão Negra é um dos reinos adjacentes ao Inferno mais famosos da Marvel, pois é o lar de Dormammu, depois dele ter sido exilado por sua espécie extradimensional, os Faltine. Agora Dormammu devora outras dimensões pra expandir o alcance da Dimensão Negra – algo que me lembra a Tormenta RPG inclusive.

5ª Dimensão

A 5ª Dimensão da DC é o lar do planeta Zrff, o terra natal da raça de duendes extremamente inteligentes e poderosos, do qual o Sr. Mxyzptlk é membro. A física esquisita da 5ª Dimensão concede poderes divinos a espécie de Mxyzptlk, afinal eles não estão limitados aos nossos conceitos tridimensionais, mas eles preferem usar esses poderes pra fazer babaquices, o que é muito divertido!

Microverso

O Reino Quântico da Marvel era a terra natal dos Micronautas, uma linha de brinquedos da Hasbro. Mas o Microverso existia muito antes da chegada dos Micronautas e continuou a existir depois que a licença da Marvel caducou. Na verdade, essa dimensão foi descrita pela primeira vez como uma série de realidades de bolso que poderiam ser alcançadas ao encolher a um tamanho subatômico – através das partículas Pym do Homem Formiga por exemplo. O Reino Quântico apareceu pela primeira vez em uma história do Capitão América, quando Capitão e Bucky encerraram um regime despótico de um rei sinistro, porém minúsculo, chamado Togaro, que enviara sua filha pra crescer no reino gigante da Terra.

Limbo

O Limbo é um universo de bolso que espelha o nosso, mas menor e cheio de demônios. Seu éter é mais fino do que o do universo normal, permitindo um espectro maior de poderes e efeitos mágicos. Todos os seus demônios são criaturas mágicas que possuem algum nível de poder arcano. Entretanto, o tempo no Limbo não é rígido: passado e futuro estão conectados por meio de rupturas temporais e seu presente é relativo a cada indivíduo – e acredita-se que sua história pode ser alterada por viagens através dessas fendas.

O Limbo é governado por um conjurador poderoso, seja um nativo demoníaco ou uma entidade de outro universo, muitas vezes da Terra. O poder do governante é tão absoluto que até a aparência da dimensão e de seus habitantes se moldam de acordo com sua vontade. No entanto, quanto mais tempo o regente se distancia da dimensão, mais fraco se torna seu domínio e os demônios passam a agir por conta própria e até a cobiçar o trono. O Limbo também tem influência moral e espiritual sobre seus habitantes: quem passar tempo demais no Limbo começa a se comportar como os demais demônios e até mesmo sua aparência se adapta à dimensão.

A realidade do Limbo é gerada por um metal mágico no formato de um coração gigante, escondido numa caverna abaixo da sua superfície, que se for extraído, o Limbo deixa de existir – algo que o Doutor Destino já tentou fazer em busca de fonte de energia pra Latvéria.

Zona Fantasma

Talvez uma das mais famosas dimensões alternativas, a Zona Fantasma basicamente existe apenas para ser preenchida com nada. Bem, com exceção de um bando de prisioneiros, que os kryptonianos continuaram despejando ali – uma maneira extremamente cruel de encarcerar alguém. Descoberta pela primeira vez pelo pai do Superman, Jor-El, essa dimensão foi concebida pra ser uma forma mais humana de tratar os prisioneiros do que colocá-los em animação suspensa, mas considerando que é um vazio nulo que existe fora de todos os conceitos de espaço e tempo, parece que é um alternativa realmente sádica.

Mojoverso

O planeta Mojoworld da dimensão Mojoverso é similar à Terra, mas se diferencia por seu caráter distópico: nesse mundo, todos são viciados em televisão, tanto que o nome do planeta é na verdade o nome do canal mais famoso, que transmite batalhas de gladiadores interdimensionais. Toda a cultura e economia do mundo gira em torno da televisão, os donos das emissoras são os governantes e o Mojo é o regente do mundo por direito, afinal sua emissora é a maior.

Os habitantes desse planeta se tornaram tão sedentários, que evoluíram sem espinhas vertebrais, tornando-se dependentes de plataformas mecânicas que fazem tudo pra eles, até manter seus olhos abertos. O próprio Mojo é uma paródia dos magnatas de comunicação que mandam em redes de tevê, um vilão louco por poder e audiência, que captura e escraviza pessoas poderosas pra exibi-las em seu canal.

Zona Negativa

A Zona Negativa é um universo alienígena com várias características que a diferenciam da nossa. Primeiro – e mais importante -, é composto inteiramente de antimatéria. Qualquer um ou qualquer coisa que se mova de um universo pro outro deve reverter sua polaridade em um nível molecular ou ser instantaneamente aniquilado. Segundo, é um universo antigo que já começou a se contrair – enquanto o nosso ainda está se expandindo – e acabará por implodir – um Big Crunch em oposição a um Big Bang.

Terceiro, o tempo passa num ritmo mais rápido em relação ao nosso. Quarto, um fator ainda desconhecido – possivelmente falta de água – dificulta a evolução, porque grande parte da Zona Negativa ainda é desabitada. Houve uma época em que várias espécies tinham culturas florescentes e progrediram na ciência e nas artes, até que a contração começou – provavelmente há um milhão de anos – e o foco dessas espécies mudou pra sobrevivência – o povo de Tyanna, por exemplo, usou esporos pra terraformar outros mundos.

Cancerverso

O Cancerverso é uma dimensão onde a vida derrotou a morte e a vida é mantida por criaturas lovecraftianas que escravizaram todos os seus habitantes – incluindo nossos amados super-heróis. O interessante dessa dimensão é que ela não é uma ameaça à nossa vida, muito pelo contrário: ela é uma ameaça de escravidão eterna! Tanto que quando uma brecha entre o Cancerverso se abriu pra dimensão padrão da Marvel, vários heróis e vilões se uniram, incluindo Guardiões da Galáxia, Defensores e Thanos, pois o Cancerverso estava determinado a eliminar a entidade Morte da nossa realidade.

1602

O mundo da saga Marvel 1602 se chama Terra-311 e reúne vários heróis e vilões na Inglaterra do ano 1602. As maiores potências políticas são Inglaterra, Escócia, a Igreja Católica de Roma e Latveria – essa última regida pelo conde Otto von Doom. A Inglaterra era governada pela Elizabeth I, até James VI da Escócia assumir o trono graças ao assassinato de Elizabeth pelos asseclas de Doom – um ano antes de sua morte no mundo real.

A colônia Roanoke na América também declarou sua independência da Grã-Bretanha depois que muitos seres super-poderosos fugiram da perseguição de James I e da Inquisição. Nessa dimensão, os mutantes são considerados bruxos, sendo a Inquisição liderada por ninguém menos que Magneto e sua “Irmandade” predestinada a herdar a Terra. Todos os personagens foram adaptados à cronologia dessa realidade, incluindo seus nomes, como Sir Nicholas Furys, Peter Parquagh e Carlos Javier.

Dimensão do Enxofre

Lembra quando eu disse que existem muitas dimensões infernais nos quadrinhos? A Dimensão do Enxofre é outra, mas é ridiculamente específica: é a dimensão de origem do Noturno e de outros mutantes teletransportadores. A raça do Noturno, os neyaphem, queria usar mutantes como Noturno pra escapar do exílio na Dimensão do Enxofre após uma guerra com outra raça mutante secreta, o cheyarafim.

O Sonhar

As criaturas de todo o multiverso possuem o poder de sonhar porque a dimensão conhecida como o Sonhar sempre existiu. Por extensão, o Sonho continuará a existir enquanto existir vida no cosmos. O mestre do Sonhar é Morpheus, um membro da raça divina dos Perpétuos, que supervisiona o reino dos sonhos e da imaginação e regula os sonhos e a inspiração. O Sonhar faz parte dos quadrinhos Sandman publicados pela linha Vertigo da DC, o que faz dessa dimensão parte do mesmo multiverso que Superman, Batman etc, mas o fato do seu conceito ter sido criado num contexto totalmente fora de super-heróis é o que torna-o tão fascinante.

Paraíso

Saindo do escopo Marvel e DC, a cosmologia do universo Image também é muito interessante, principalmente a batalha entre o Céu e o Inferno do anti-herói Spawn. Nessa mitologia, o Paraíso se tornou uma dimensão altamente militarizada, totalmente dedicada a se preparar pra guerra contra o Inferno, sempre fortalecendo seu arsenal e seus soldados.

Os anjos não estão nem um pouco interessados em paz ou virtudes, o único objetivo da raça é vencer o Inferno a qualquer custo, o que por vezes gera competição e intriga entre eles mesmos. No fim das contas, o Paraíso de Spawn é uma sátira ao extremismo religioso e ao fanatismo pela guerra de algumas nações do nosso mundo real.

Multiverso

Agora é a sua vez! Qual é a sua dimensão alternativa favorita dos quadrinhos? Quer ler sobre dimensões alternativas em games também? Solta o verbo nos comentários!

Author: Bernardo Stamato

Vencedor do Concurso Cultural "Eu, Criatura" da Devir Livraria, formado em Letras, pós-graduado em Produção Textual, tradutor e escritor (https://www.wattpad.com/user/BernardoStamato). Quando dá tempo para respirar, lê e joga PS4 também.

[mashshare]